Vila Real: Terra de Montanha, um jantar frio e artificial

Instalado em pleno centro histórico de Vila Real, o Terra de Montanha foi recomendado por um grupo de amigos. Dada a impossibilidade de revisitar o tradicional Chaxoila, arrisquei.
A austeridade da sala é imagem fiel da frieza da terra transmontana, cuja decoração é pontuada por elementos etnográficos daquela zona, onde não poderia faltar uma ligação ao mundo vinícola.
Para entrada uma alheira cuja confeção estava no ponto mas que poderia ser de melhor qualidade.
Pratos principais um tacho de ‘Favas à terra transmontana’ (11 euros) onde rapidamente demos conta do contraste entre a qualidade da morcela (chouriço de sangue) e o chouriço corrente provavelmente proveniente de uma qualquer loja ‘discount’. A dose foi apresentada em quantidade substancial.
O bacalhau com broa e presunto descreve-se como uma posta de alta qualidade, bem demolhado e capaz de satisfazer padrões de qualidade bem acima da média.
Nota negativa para o atendimento excessivamente formal sublinhando uma envolvência forçada com os clientes.

A terminar destaque para as sobremesas engendradas com maestria como por exemplo o pudim de cacau com Vinho do Porto e que nos arrancaram talvez a única agradável exclamação nesta refeição.

Talvez volte para experimentar outras opções da carta como os Lombinhos de Porco com espargos (11 euros), o regional e típico Joelho de Porca assado para 2 pessoas (20 euros) ou a vitela enrouxada com fumeiro (11 euros). Deixamos de fora opções banais como o arroz de pato e a posta à mirandesa. Entre os pratos de bacalhau consideramos também deslocado da tipicidade da região o Bacalhau à Terra de Montanha, receita plagiada da capital minhota.

Preço final: 30 euros (pão + bacalhau com broa + favas + 2 cervejas + pudim de cacau com vinho do porto) o que nos pareceu caro.

Informação útil:

Rua 31 de Janeiro 28
5000-603 Vila Real
Telefone: 259 372 075
terra-de-montanha terra-de-montanha 2
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s