Hoje é o Dia da Espiga, também conhecido como quinta feira da Ascensão

Feriado desconhecido de muitos, o dia de hoje tem fortes tradições, nomeadamente nos municípios do sul de Portugal. O ritual a celebrar neste dia consta num passeio matinal no qual são colhidas espigas de diversos cereais, flores campestres e ramos de oliveira para formar um ramo, que tem o nome de espiga. Ainda segundo a tradição, este ramo deverá ser colocado no interior da porta de casa e substituído no ano seguinte como símbolo de prosperidade do lar. A religião católica assinala o dia de hoje como a quinta feira da Ascensão de Jesus, relatado no Novo Testamento como o dia em que Jesus ressuscitado foi elevado ao céu com o seu corpo físico, na presença de onze dos seus apóstolos, quarenta dias depois da sua ressurreição.

Esta celebração, segundo os historiadores, terá origem em antigas tradições pagãs semelhante à das maias que se colocam nas portas na véspera do 1º dia do mês de maio.

dia da espiga foi também o “dia da hora”, considerado “o dia mais santo do ano”, um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, “as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam”. Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais.

Em dias de trovoada, a queima de um pouco do ramo da espiga serviria para afastar os raios.

Às plantas que formam o ramo da espiga está associada a seguinte simbologia:

  • Espiga – pão;
  • Malmequer – ouro e prata;
  • Papoila – amor e vida;
  • Oliveira – azeite e paz; luz;
  • Videira – vinho e alegria e
  • Alecrim – saúde e força.

Em Portugal a quinta feira da Espiga, ou Quinta feira da Ascensão, assinala-se como feriado municipal nos concelhos de Alcanena, Alenquer, Almeirim, Alter do Chão, Alvito, Anadia, Ansião, Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Beja, Benavente, Golegã, Loulé, Mafra, Marinha Grande, Mealhada, Melgaço, Monchique, Mortágua, Oliveira do Bairro, Salvaterra de Magos, Santa Comba Dão, Sobral de Monte Agraço, Torres Novas, Vidigueira e Vila Franca de Xira. Na Europa surge no calendário como feriado nacional na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Suécia e Suíça.

Uma boa quinta feira para todos!

dia da espiga

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s