A LEBRE: Ericeira para conhecedores!

Reserva Mundial do Surf e destino turístico de muitos veraneantes, a Ericeira não se resume a praia, marisqueiras, manhãs de nevoeiro e tardes ventosas, há também alguns locais que tornam a pequena localidade do Oeste ainda mais sedutora até mesmo depois do por do sol. ‘A Lebre’, registada como ‘Taberna Escondidinho’ .

Fica numa das ruas do centro histórico desta pitoresca localidade, a dois passos do Largo do Jogo da Bola, e a outros tantos do Largo das Ribas, também conhecido como o ‘muro dos cús’. A Lebre é uma antiga taberna com tradição, uma casa pequena, aberta há uns bons anos, que foi fundada por uma das carismáticas personagens da Ericeira de outros tempos: o sr.

Uma das montras da Lebre com o seu tradicional visual retro

Uma das montras da Lebre com o seu tradicional visual retro

Joaquim Lebre, que sabia receber os seus clientes como amigos naquela que era a sua modesta casa de visitas. Nas paredes, algumas fotografias antigas deste símbolo da Ericeira, e alguns quadros também de outros tempos com a famosa lebre em relevo.

Apesar de ter passado por uma fase de menor afluência, a Lebre ainda é o que era, um ponto de encontro quase obrigatório de quem nutre pela Ericeira um carinho especial, contando agora com a gerência do sobrinho do seu fundador.

Talvez este seja o espaço mais pequeno da Ericeira e com maior quota de venda de cerveja por noite, em parte pelo preço reduzido, sem que seja cobrada o tradicional ‘imposto’ de ‘inflação turística’ ou de ‘sítio da moda’. As minis custam 0,80 euros e as médias são vendidas a 1 euro. 

Para acompanhamento, alguns ‘snacks’ ligeiros como os pregos em pão (2,20 euros) e os hamburgers (2€), sem esquecer o chouriço assado (3 euros). A cerveja pode ainda ser acompanhada de amendoins ou pevides, vendidas a  50 cêntimos a dose.

A habitual clientela da Lebre é diversificada, passando invariavelmente pelos surfistas e até mesmo pescadores da zona, sempre em animada convivência. A escolha musical é diversificada como se exige num espaço eclético que se expande nas noites em que o sui generis clima da Ericeira permite a uma pequena esplanada de três ou quatro mesas.  ‘A Lebre’ está aberta até tarde, hora em que muitos depois optam por uma ida à discoteca mais antiga do país – O Ouriço, também ela situada na Ericeira.

Mais informações

Taberna O Escondidinho – A Lebre (Facebook aqui)

Rua da Mesericórdia, 3 – Ericeira (mapa aqui)

Encerra aos domingos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s