Pizzas Baldracca: pizzas servidas com cinema antigo no São Jorge

Passamos a manhã por Lisboa, percorremos as ruas da Baixa à procura de histórias para o Bloco de Rotas. Subíamos a Avenida da Liberdade até que nos deu a saudade de recordar o interior do cinema São Jorge. No extremo do foyer do primeiro andar, janelas meias com as árvores da Avenida, descobrimos uma pizzaria improvável, da qual já tínhamos lido algo. Decidimos experimentar.

O dia prometia chuva, mesmo assim, espreitámos a varanda onde meia dúzia de mesas nos deixavam tentados a almoçar com vista

Foto: Dias dos Reis

Entrámos e descobrimos uma pizzaria no foyer do primeiro piso, com esplanada e tudo!

para a frenética e cosmopolita Avenida da Liberdade. Sentamo-nos no interior, cerca de 15 mesas prometiam um diferente repasto, num hall típico de um cinema nascido em 1950, quando os cinemas eram símbolo dourado de atracção de pessoas à cidade. Mesmo assim estávamos resguardados da grande sala deste antigo cinema lisboeta capaz de receber 827 pessoas e a qual foi batizada de Sala Manoel de Oliveira.

A carta oferece 22 pizzas, todas com nomes cozinhados de grandes filmes, especialmente de inspiração transalpina. Optámos por uma ‘Tigre e a Neve‘, uma das películas da nossa predileção que na tela conta com o elenco de Roberto Benigni e banda sonora de Tom Waits. O ‘Tigre e a Neve’ das Pizzas Baldracca tem outras inspirações: salmão fumado, rúcula, alcaparras e sumo de limão q.b. As cadeiras fazem lembrar as poltronas dos antigos cinemas, cómodas, baixas, sem destoar no ambiente retro mas cuidado ao longo dos anos do cinema São Jorge. Para acompanhamento uma banda sonora cuidada, no volume ideal dos corredores vazios de um grande cinema, com bastantes escolhas de clássicos do cinema da década de 50 e 60.

A pizza chegou, cerca de 10 minutos, o ideal quando se pretende uma entrada de dois dedos de conversa, e uns quantos reparos à especial atmosfera que ali se respira. A massa é fina e estaladiça, o queijo surge em proporção perfeita com o resto dos ingredientes, estando as pizzas mais próximas do melhor que em Itália se faz do que das versões menos saudáveis de centro comercial importadas dos Estados Unidos. O tamanho de uma pizza normal é suficiente para uma pessoa saír bem almoçada.

O serviço é simpático e atencioso, apesar da aparência em comunhão com o ambiente alternativo que se vive em dia de sessões de São Jorge. Para beber, a sugestão da casa foi seguida com um chá gelado ‘caseiro’, entre opções que contemplavam a tradicional cerveja, refrigerantes ou água e deixavam de parte o vinho. Entendemos a ausência de vinho como não se encontrar alinhada com o perfil típico do cliente do São Jorge, e além do mais, o pequeno antigo-bar, hoje transformado numa espécie de pequena pizzaria não teria espaço para albergar uma garrafeira.

No momento de pagar, depois de um café e um cigarro na varanda, agradável surpresa, aproximadamente 10 euros por pessoa. Um preço que destaca ainda mais esta opção para almoço ou jantar no centro de Lisboa. Já ouvimos falar das Pizzas Baldracca como das melhores de Lisboa, provavelmente não vamos tão longe, mas a relação qualidade-preço encontra-se muito perto disso!

Notas: 

  • Não há a possibilidade de reservar mesa;
  • Não tem Multibanco (o multibanco mais próximo é a 50 metros na estação de metro);
  • Domingo à noite aberto apenas como café

Mais informações:

Pizzas Baldracca (sem site)
Avenida da Liberdade, 175
1250-141 Lisboa
Tel: 91 875 17 84 
 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s