A propriedade mais cara do Douro é um dos melhores hotéis do mundo

Tem 400 hectares de terra, uma vista esplendorosa e está aberta desde 2007. Situada nos arredores de Alijó, na aldeia de Cotas, a Quinta da Romaneira foi hoje adquirida por um valor recorde por um anónimo investidor sul-americano, ao que se sabe a transferência de propriedade terá ascendido às

A Quinta da Romaneira em Alijó integrada nos socalcos caraterísticos desta região declarada Património da Humanidade pela UNESCO

A Quinta da Romaneira em Alijó integrada nos socalcos caraterísticos desta região declarada Património da Humanidade pela UNESCO

dezenas de milhão de euros.

As origens da Romaneira

Poucas são as certezas da origem do nome da quinta, mas alguns historiadores defendem a relação com a ocupação romana dos territórios do Douro. A propriedade da Romaneira surge como uma das principais propriedades no mapa elaborado pelo Barão de Forrester em meados do séc. XVIII que definia a região demarcada do Douro, a primeira região com este propósito a nível mundial. Em outros registos datados dos sécs. XVII e XVIII é já possível atestar a cultura da vinha nestas terras. A Romaneira tem portanto um passado que atravessa já mais de quatro séculos.

Na porta da quinta a alusão a uma das famílias proprietárias, os Sousa Guimarães, aos quais sucederam os Lacerda e os Monteiro de Barros, responsáveis pela expansão até à dimensão atual da Quinta da Romaneira no final da primeira metade do séc. XX.

Dos primeiros vinhos do Porto a ultrapassar as fronteiras nacionais

Das vinhas da Romaneira sempre se produziram grandes néctares, já defendia  Henry Vizetelly, um estudioso dos vinhos desta região. O Visconde de Vila Maior destacava já a cor, suavidade e aroma dos néctares desta quinta, classificando-o como um dos melhores do Douro. O Visconde deu reconhecida importância à casta Touriga Nacional como responsável pelo caráter e personalidade dos vinhos da Romaneira.

Em 1872, com a crescente apreciação de Vinho do Porto por parte dos britânicos, um lote de garrafas da Romaneira é leiloado pela Christie’s em Londres.

A enologia da Romaneira é assegurada pelo enólogo António Agrellos. A casta Touriga Nacional representa cerca de 40% do total de espécies da vinha da Romaneira, sendo um elemento chave na obtenção dos melhores Vinhos do Porto, os Vintage, e também dos vinhos de mesa.

Turismo de elite, de Angelina Jolie a Michael Schumacher

A piscina exterior proporciona imagens de sonho como esta

A piscina exterior proporciona imagens de sonho como esta

Do Hotel da Quinta da Romaneira dos Sonhos é possível beber o esplendor do Douro na íntegra. A sua localização entre os socalcos e curvas do Rio Douro favorece assim a situação excecional da quinta, integrada nos socalcos que levaram a Unesco a eleger esta paisagem como Património da Humanidade.

Eleita em 2010 como o ‘Melhor Hotel fora de uma cidade’ pela revista espanhola Conde Nast Traveler, está ainda na lista dos 20 melhores enoturismos a nível mundial pelo The Times. Seguem-se outras menções como ‘Hideaway of the Year’ em 2009 e ‘Hideaway Grand Award’ em 2008 pelo jornalista de viagens Andrew Harper. A Romaneira surge também destacada por outras publicações como o guia Tatler’s 101.

A unidade hoteleira conta com 15 suites com áreas entre os 40 e os 50 metros quadrados, oferta que é complementada por 4 apartamentos de 60 m2. Ao todo, a quinta conta com capacidade para apenas 42 hóspedes.

A Quinta da Romaneira é uma proposta do grupo «Maisons des Rêves», nem mais:  casas à medida dos sonhos de todos, mas acessíveis a muito poucos. Uma noite na Romaneira pode custar entre 490 a 1650 euros, quantias longe das possibilidades do comum dos mortais, mas acessíveis a hóspedes de elite como a atriz norte americana Angelina Jolie e o seu marido Brad Pitt, ou então o pluricampeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher. Os responsáveis pelo Hotel da Romaneira defendem que este é um hotel de mil e uma estrelas e

Interior acolhedor e isento de stress de um dos quartos

Interior acolhedor e isento de stress de um dos quartos

que tudo está preparado para receber os hóspedes com o máximo rigor e perfeição.

Facilidades Quinta da Romaneira Hotel:

  • Heliporto à entrada da propriedade
  • Restaurante panorâmico 360º
  • Carros elétricos e 4×4 com motorista
  • Biblioteca e salas com acesso à internet
  • Felizmente sem televisão e telefone (mas com acesso à rede móvel)
  • Piscina interior 25m e piscina exterior aquecidas;
  • Spa com banho turco e massagens;
  • Sala de cinema;
  • Adega, vindimas e degustações
  • Piqueniques com vista para o Douro.

Mais informações:

Quinta da Romaneira
5070-252 COTAS
Alijó
Telefone: 254732432

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s