RESTAURANTE O POTE: Leitão personalizado

A poucos quilómetros da A1 encontramos o restaurante O Pote, já nos tinham dado algumas boas indicações sobre este restaurante até que decidimos ir experimentar e comprovar se esta seria a «Catedral do Leitão Assado» como se intitula.

Na estrada do Louriçal, e depois de passarmos por cima do IC8 e algumas instalações industriais foi fácil encontrar o restaurante «O Pote», ao todo não tínhamos excedido os 3km de desvio da A1.  Uma moradia do lado esquerdo, com um pequeno parque à frente e sem grande alarido visual, fazendo em parte recordar os antigos snack-bar da estrada Nacional 1, quando ainda não havia portagens.

O primeiro impacto foi de que estaríamos bem entregues. O dono surgiu de imediato, o Sílvio, de jaqueta branca com o à vontade de quem sabe fazer casa e desmultiplicar-se para bem servir todos os clientes e a pompa dos grandes

O Sílvio, dono do Pote do Leitão junto dos testemunhos das muitas passagens pelo pote

O Sílvio, dono do Pote do Leitão junto dos testemunhos das muitas passagens pelo pote

chefes. Apesar de grande benfiquista não consegue esconder o orgulho na sua galeria de fotos e recortes coladas na parede, que por momentos pensar que estamos no 7 café, o bar do Luís Figo em Vilamoura.

Sentados à mesa (sala não muito grande com capacidade para cerca de 40 pessoas), o menu aponta numa sinfonia de variações com leitão, com preço fixo.  À entrada uma travessa onde pontuam pastéis de leitão, em tudo semelhantes aos de bacalhau, mas com a diferença de apresentarem a massa mais fofa e serem volumosos. Estava dada a primeira indicação de excelência do espaço (nunca tínhamos comido uma espécie de sonhos/filhós de leitão!). Acompanhavam ainda chamuças de leitão e empadas de leitão. E uma deliciosa porção de feijoada de leitão. O arranque prometia um grande prémio, sem querer elevar demasiado as expectativas.

Chegado o leitão à mesa, desta feita como manda a regra, acompanhado por batata a murro e salada (assim o defendem a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada), o Sílvio regressa para mais algumas explicações quanto ao

A mesa farta com que nos foi apresentado o Pote do Leitão

A mesa farta com que nos foi apresentado o Pote do Leitão

Para a sobremesa uma inédita mousse de leitão, doce arriscado de experimentar já que não somos muito dados a misturas de géneros com os doces. Nova explicação do Sílvio que nos apanhou exclamados e apreensivos quanto a uma das criações próprias: «a mousse é feita com pequenas doses de leitão bem triturado, sendo depois acompanhado pelo tradicional doce da casa feito com bolacha também triturada e leite condensado. Acrescentamos ainda algum coco ralado para o paladar final.» De facto o toque de leitão apenas é perceptível com o apuro das primeiras impressões do paladar. Não foi a mousse que nos motivou a ida a O Pote, nem mesmo ela ditará o argumento do regresso.

O momento da chegada da dolorosa também nos surpreendeu: 18 euros por pessoa, numa refeição farta, confecionada com todos os pergaminhos, e acima de tudo servida com a máxima dedicação e simpatia. Para quem se quiser aventurar na cozinha, o programa de televisão ‘Nós por cá’ da SIC visitou O Pote e conseguiu recolher algumas das receitas, acessíveis através deste link.

Conclusão

O Pote é uma referência, um ponto de interesse quando o desejo pede leitão. As sandes, que vimos alguns pedir, também aparentam acompanhar a qualidade geral de todos os produtos. Maior surpresa foi a conta, preço qualidade num binómio extremamente equilibrado.

Não gostámos

Se à parte culinária nada podemos apontar, muito menos ao serviço, as instalações merecem outro cuidado, nomeadamente no capítulo da atualização das casas de banho, apesar de impecavelmente limpas deveriam ter outras facilidades.

Mais informações:

Restaurante O Pote
Rua do Louriçal 46, 2500-081
Telefone: 236 217 639
Facebook
Horário: de 3ª a Domingo
Preço: entre 15 a 18 euros por pessoa
 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 
About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s